We ❤ Teach

Amamos o que fazemos!

Certificação ou Estudos Acadêmicos na Área de TI?

Certificação ou Estudos Acadêmicos na Área de TI?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Tirar Certificações? Aprofundar os estudos em um Curso Superior, Pós-graduação, etc? Essas são perguntas que você já deve ter feito, pensando na sua carreira profissional.

Com muitos anos de atuação profissional, tanto como Analista de TI quanto como Docente/Coordenador de Curso de TI, acredito que posso contibuir um pouco para com você.

Vejo que há duas situações, que no nosso país não se misturam muito (é uma visão minha, ok?!):
1 - Caminho acadêmico (graduação -> especialização -> mestrado -> doutorado -> e por aí vai...);
2 - Caminho mercadológico (trabalho -> capacitação curricular -> certificações -> e por aí vai...).

Observação: Apesar dos caminhos mercadológicos e acadêmicos não se integrarem tanto em nosso país, isto não significa que eu concorde e queira que continue assim, ok?!

Certificação ou Estudos Acadêmicos na Área de TI?

Na minha opinião, o problema maior não é qual caminho seguir... Mas, sim, saber: Qual é o seu objetivo final? Você quer chegar em qual local? Saiba que o caminho não será fácil, mas sabendo onde quer chegar a caminhada será mais prazerosa!

Você pretende ser valorizado pelo mercado de trabalho? Vivencie experiências práticas, através de Cursos de Capacitação de Qualidade, Certificações na área que atua, entre outras possibilidades. Participe de eventos específicos, de comunidades da área, ajude outros profissionais e, enfim, viva a profissão!

Você pretende ser valorizado pelo mundo acadêmico? Estimule-se através do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Busque programas de Mestrado e Doutorado de qualidade. Procure participar de Grupos de Pesquisas da área desejada. Frequente eventos científicos. Enfim... viva a profissão!

Vejo que, independente de qual caminho seguir, é interessante ter uma graduação de qualidade na área, pois há situações em que ela é exigida. E, além disso, construirá uma base sólida de conhecimentos em diversos assuntos.

Por fim, gostaria de te lembrar de mais um detalhe: E porque não Empreender na área? Sabia que sua cidade e região estão carentes de Excelentes profissionais? Seja diferente, pense diferente!

Deixe seu comentário, contribua com a construção do conhecimento em conjunto conosco!

Com ❤!!!
Salim Aouar!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter