We ❤ Teach

Amamos o que fazemos!

Entenda o que é o LXC (Linux Containers)

Entenda o que é o LXC (Linux Containers)
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O correto entendimento sobre Contêineres é primordial para avançar no estudo sobre o LXC, LXD e Docker!

O termo Container vem sendo empregado com uma frequência maior na área de TI. Vamos explorar um pouco os conceitos e diferenças!

Já li em diversos locais que a técnica de Conteinerização é uma nova forma de Virtualização! Mas, qual a diferença entre elas?

Na Figura a seguir pode-se observar um comparativo entre um sistema com Máquinas Virtuais (esquerda) e, outro sistema com Containers (direita).

Entenda o que é o LXC (Linux Containers)

A Virtualização Tradicional demonstrada (lado esquerdo), exige uma camada adicional sobre o Sistema Operacional do Host (Hospedeiro), chamada de Hypervisor - que é o responsável por controlar os recursos para as Máquinas Virtuais. Além disso, cada máquina virtual possui seu próprio Sistema Operacional (Guest OS - Hóspede).

No lado direito temos a ilustração da técnica de Container, que é um recurso integrado ao Sistema Operacional do Host. Pode-se observar que não há camadas adicionais de Sistemas Operacionais, há apenas camadas separadas de bibliotecas e binários (Bins/Libs) para cada container.

Curso sobre Linux Containers com LXC+LXD, inscreva-se!

Gostaria de mencionar que o comparativo acima é para efeitos de entendimento dos conceitosA intenção não é de falar qual é a melhor/pior, pois deve-se ter em mente que cada uma pode ser utilizada para objetivos distintos. Caso queira aprofundar o estudo sobre comparações, veja este excelente artigo de pesquisa da IBM.

O LXC (Linux Containers) é um método de virtualização a nível de sistema operacional que permite executar múltiplos Sistemas Linux (denominados containers) usando um único kernel.

Assim, pode-se criar ambientes de teste e/ou produção utilizando o LXC de forma ágil e segura (isolada). Não há a necessidade de se preocupar com tantos detalhes como na Virtualização Tradicional.

Você sabia que o Docker utiliza como backend principal o LXC?!? Entender e estudar o LXC são premissas para ter um sucesso com o Docker!

Deixo aqui o desafio para você: Pesquise sobre o LXC e o Docker, procurando entender mais sobre os conceitos e funcionamentos!

Enfim... temos um excelente caminho pela frente com estudos sobre Containers! Aguarde!!!

Com ❤!!!
Salim Aouar!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter